bateria-iphone

O iOS 8 traz vários novos recursos, mas muitos usuários tem enfrentado problemas, principalmente em relação à duração da bateria. Saiba o que fazer e como corrigir.

Após a chegada do iOS 8, a euforia de muita gente acabou se esvaecendo por causa dos vários problemas que tem aparecido. A dor de cabeça já começa na hora da atualização, porque vários usuários tem enfrentado problemas, travamentos, todo tipo de azar.

O normal, claro, é tudo ocorrer sem percalços (eu não tive nenhum problema, nem o William Neves). Então, para a maioria que conseguiu atualizar, começaram a aparecer outros contratempos, bugs e tal, que serão corrigidos em breve com novas atualizações pela Apple.

Porém, um problema que vale a pena ser mencionado é a curta duração da bateria do iPhone para alguns usuários, no novo sistema.

bateria do iPhone por sí só tem uma duração relativamente menor do que os concorrentes de mesmo nível, mas, se após você fazer a atualização, perceber que o telefone precisa de carga com mais frequência que o normal, existem algumas coisas que podem ser feitas antes de sair xingando seu iPhone.

Antes de tudo, claro, tenha certeza de que você tem a última versão do iOS 8 instalada, a 8.0.2!

1 – Faça um teste da bateria em stand-by

Se você ACABOU de atualizar pro iOS 8.0.2, é meio natural que o consumo de energia seja maior nos primeiros minutos, horas, talvez 1 ou 2 dias depois.

Isso porque o processo de atualização em si consome bastante bateria, e você também fica meio que animado e acaba usando o aparelho mais que o normal para testar os novos recursos.

Se esse for o caso, então fique tranquilo que assim que você voltar ao seu padrão de uso normal, a bateria também vai durar o mesmo tempo como de costume.

Porém, pode ser que você realmente tenha um problema no sistema, ou algo do tipo.

Para detectar isso, faça o teste do Stand By:

  • Carregue o telefone por completo
  • Deixe ele parado por 30 minutos a 1 hora
  • Veja quanto de bateria você tem após isso

Caso a diferença não seja muito grande, 2% ou menos ainda, então é bem provável que o problema seja o uso mais intenso mesmo.

Agora, se a diferença for bem maior, e você notar uns pulos de carga – passando de 100% para 90% em 1 hora parado é uma queda bem brusca, então você tem um problema.

Mas não se desespere ainda, pois pode não ser nada tão sério.

2 – Teste por problemas de software

Antes de falar que a bateria está viciada, vamos testar os problemas de quem mais usa ela: o software.

O segredo para uma bateria durar bastante é você saber utilizar bem o iOS e apps, além de outros recursos. Vamos listar algumas medidas que ajudam.

Consumo da bateria: você pode ter algum ou alguns apps sugões que estejam levando embora toda a energia. Para detectar os sugões, o iOS 8 possui um excelente recurso que lista os apps com o maior consumo de bateria. Vá em Ajustes > Geral > Uso > Uso da Bateria, e explore. Já adianto que o Facebook é um grande vilão na história.

Dicas iOS Uso da Bateria

Verifique o sinal de celular: talvez você não saiba, mas um sinal de celular mais fraco faz com que o aparelho consuma mais bateria, e essa diferença pode ser bem notável. Se você está em uma região que tem sinal de 4G fraco, mas o 3G é forte, desabilite o 4G. Se o 3G estiver fraco, você pode até tentar pular pro 2G, só que acho difícil conseguir usar a internet. Essa dica é especialmente útil se você está viajando ou distante de casa/escritório à trabalho, horas em que bateria é algo ainda mais precioso.

Redefina as configurações de rede: essa opção pode também ajudar a solucionar alguns problemas. Para redefinir essas configurações, vá em Ajustes > Geral > Redefinir > Redefinir Ajustes de Rede. Com isso, você ingressará na rede da operadora novamente, e pode ajudar a corrigir problemas de consumo por causa da rede.

Feche aplicativos que não está usando: essa é uma regra básica de uso de qualquer computador/sistema operacional. Aplicativos que continuam aberto funcionando no fundo consomem bastante força. E fechá-los é muito simples: basta apertar duas vezes o botão home e deslizar o dedo para cima no app que deseja fechar.

Reinicie o telefone: é bem provável que seu iPhone fique funcionando direto por semanas, quem sabe até meses, mas de vez em quando é bom dar uma reiniciada nele, para que o iOS se reorganize.

Ciclo de carga: apesar das baterias modernas do iPhone e outros smartphones não viciarem, e você NÃO precisa esperar a mesma esvaziar por completo para carregar, uma vez ao mês é bom você realizar um ciclo completo. Para isso, basta deixar a bateria morrer por sí só e carregar até 100% – tem que deixar ela desligar sozinha. Com isso, o indicador de nível da bateria será recalibrado. Pode acontecer, algumas vezes, do problema da bateria ser só a calibragem, fazendo com que o sistema mostre a porcentagem errada, e com esse procedimento, a calibragem é ajustada.

3 – Resetar o iPhone

Caso você continue tendo problemas, uma boa opção é fazer um reset total no aparelho, redefinindo as configurações como se ele fosse de fábrica.

É para fazer um reset full, sem utilizar backups anteriores. Obviamente, com isso você apagará todos os dados e apps, mas não é difícil fazer download deles novamente pela App Store

4 – Desabilite os Serviços de Localização, Atualizações em Segundo Plano e Notificações Push

Esses são recursos bastante úteis no dia a dia, mas que se você tiver que escolher entre eles e fazer sua bateria durar mais, a bateria é mais importante.

Os Serviços de Localização são grandes vilões, consumindo bastante energia, mas você pode desativar tudo ou ainda otimizar o acesso para apenas os apps que realmente precisa que essas informações sejam usadas. Vá em Ajustes > Privacidade > Serv. Localização.

Dicas iOS Atualização Segundo Plano

As atualizações em segundo plano são também responsáveis por um consumo elevado de bateria. Vá em Ajustes > Geral > Atualização em 2 Plano, e veja quais aplicativos utilizam o recurso. Uma boa dica é deixar o Facebook desativado.

As notificações Push funcionam de maneira similar, então basta ir em Ajustes > Notificações e gerenciar as opções.

Dicas iOS Notificações Push

Brilho, Bluetooth e Wi-Fi: Diminua o brilho da tela, desligue o Bluetooth e Wi-Fi quando não estiver usando a Internet, e prefira o Wi-Fi ao invés do 3G/4G sempre que disponível. A bateria agradece.

5 – Modo de voo

Bom, essa é uma medida drástica, mas em alguns casos pode ser útil. Quando você não estiver usando seu aparelho e precisar que a bateria dure mais, pode colocar o mesmo em Modo de Voo. Com isso, todas as conexões rádio serão cortadas, e isso vai fazer a bateria durar bem mais.

6 – Assitência técnica e troca de bateria

Se, depois desses procedimentos, sua bateria continuar drenando rapidamente, então o mais provável é que você tenha problemas no aparelho. Se seu iPhone tiver mais de 1 ano, não se assuste, porque é absolutamente normal que a bateria esteja “viciada”.

Na realidade, o que acontece é que a bateria não viciou como aconteciam com as baterias mais antigas. A tecnologia ion-litio, que é usada hoje em dia, não tem o problema de vicio, mas as baterias possuem uma quantidade X de ciclos que, a partir de então, a quantidade de carga que elas conseguem armazenar passa a ser menor do que quando novas. E isso acontece em meados de 1 ano de uso.

Então, se esse for seu caso, considere a troca da mesma. Conheça nosso serviço de Troca de Bateria e tenha toda a segurança de realizar a troca com quem é pioneiro em assistência para smartphones e tablets!

Fonte: http://iphonedicas.com